MUDANÇAS CLIMÁTICAS
- Oceanica 2
- 24 de abr.
- 2 min de leitura
As mudanças climáticas são transformações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima. O mundo agora está aquecendo mais rapidamente do que em qualquer outro momento registrado na história.
O aumento das temperaturas ao longo do tempo está mudando os padrões climáticos e perturbando o equilíbrio da natureza. Isso representa muitos riscos para os seres humanos e todas as outras formas de vida na terra:
Temperaturas mais altas;
Tempestades mais severas;
Aumento da seca;
Não há comida suficiente;
Mais riscos para a saúde;
Perda de espécies.
Causas:

Excesso de consumo - Sua casa e seu uso de energia, a forma como você se locomove, o que você come e quanto lixo você produz contribuem para as emissões de gases de efeito estufa. Além, é claro, do consumo de produtos como roupas, eletrônicos e plásticos. Uma grande parte das emissões globais de gases do efeito estufa está vinculada a residências particulares. Nossos estilos de vida têm um profundo impacto no nosso planeta.

Energia nos edifícios - A crescente demanda de energia para aquecimento e resfriamento, com o maior uso de aparelhos de ar-condicionado, bem como o aumento do consumo de eletricidade para iluminação, eletrodomésticos e dispositivos conectados, têm contribuído para um aumento nas emissões de dióxido de carbono dos edifícios nos últimos anos.

Desmatamento florestal - O desmatamento de florestas para criar fazendas ou pastos, ou por outros motivos, gera emissões. Isso acontece porque, ao serem cortadas, as árvores liberam o carbono que estavam armazenando.

Fabricação de produtos - A manufatura e a indústria produzem emissões, principalmente pela queima de combustíveis fósseis para gerar energia para fabricar cimento, ferro, aço, eletrônicos, plástico, roupas e outros produtos.
Todos podem ajudar a limitar as mudanças climáticas.

Nós podemos fazer a diferença por meio da forma que nos locomovemos, do tipo de fonte energética que usamos e da comida que comemos. Comece com estas ações para ajudar a enfrentar a crise climática:

Economize energia em casa
Use menos energia diminuindo aquecedor e ar-condicionado, troque para aparelhos elétricos com consumo eficiente de energia, lave a roupa com água fria e pendure as roupas no varal em vez de usar secadora.

Caminhe, use bicicleta ou transporte público
Caminhar ou andar de bicicleta ao invés de dirigir reduz a emissão de gases de efeito estufa, além de contribuir com a sua saúde e bem-estar. Para longas distâncias, considere os transportes públicos ou carona, sempre que possível.

Jogue menos comida fora
Quando você joga comida fora, você também está desperdiçando recursos e energia usados no cultivo, produção, embalagem e transporte do alimento.

Reduza, reuse, repare e recicle
Eletrônicos, roupas e outros itens que compramos causam emissão de carbono em todos os momentos da produção, desde a extração do material bruto até a fabricação e o transporte dos bens até o mercado. Para proteger o clima, compre menos coisas, compre de segunda mão, conserte o que puder e recicle.
Comments